Escola irlandesa pressionada a desculpar-se por contratar professor de francês ex-nazi
Uma escola irlandesa, em Dublin, empregou um antigo militar francês nazi como professor, que abusou fisicamente de estudantes durante décadas. Agora, a instituição está a ser pressionada por antigos alunos para se desculpar, segundo relatou o jornal "Irish Times" esta terça-feira.
Corpo do artigo
Louis Feutren, que morreu em 2009, serviu na infame unidade militar Nazi SS durante a II Guerra Mundial e era membro do grupo nacionalista bretão "Bezen Perrot", que perseguia judeus e combatentes da Resistência Francesa.
Nascido em 1922, Feutren foi condenado à morte em França depois da Guerra, mas acabaria por fugir para a Irlanda em 1945, onde obteve um grau universitário e deu aulas de francês na escola St Conleth's College, em Dublin, entre 1957 e 1985.
Segundo Uki Goni, antigo estudante da instituição nos anos 70 e coordenador da campanha endereçada à escola a exigir um pedido de desculpas, o professor abusava regularmente dos estudantes durante as aulas.
Na carta enviada à escola, citada pelo "Irish Times", vários testemunhos de estudantes recordam o abuso físico perpetrado por Feutren mesmo depois de, em 1982, terem sido proibidos castigos corporais nas escolas irlandesas.
Um dos alunos disse que o professor o obrigou a despir-se em frente à turma, por se ter esquecido das palavras francesas para as peças de roupa.
Uki Goni, cujo pai era o antigo embaixador argentino na Irlanda, descreveu Feutren como um "monstro" e um "ex-militar arrogante, impenitente e orgulhoso da organização mais perversa e tirânica do século XX, a Nazi SS".
Embora reconheça que a atual administração da escola não possa ser responsabilizada, Uki Goni defende que é devido um "pedido de desculpas pelas ações levadas a cabo sob o nome que a instituição mantém hoje".
De acordo com o mesmo jornal, não houve um comentário imediato da escola.