
A Islândia reabriu, esta segunda-feira, parcialmente o seu espaço aéreo, fechado desde domingo devido à erupção do vulcão Grimsvotn, mas o principal aeroporto da ilha, que serve a capital, Reiquejavique, permanece encerrado.
"Já é possível aterrar na Islândia" anunciou uma porta-voz da Autoridade Aeroportuária da Islândia (Islavia), Hjordis Gudmundsdottir, sublinhando que o aeroporto internacional de Reykjavik-Keflavik permanecerá encerrado ainda durante algumas horas.
A porta-voz, citada pela agência France Presse, adiantou que deverá ser possível que o aeroporto reabra "ainda esta noite".
Os aeroportos reabertos foram os de Akureyri e Egilsstathir, que podem receber tráfego internacional mas são de muito menor dimensão que o que serve a capital islandesa.
O vulcão Grimsvotn, situado no sul da Islândia e sob o maior glaciar do país, o Vatanajoekull, entrou em erupção no sábado.
A última erupção do Grimsvotn, o vulcão mais ativo da Islândia, ocorreu em 2004 e prolongou-se por um curto período de tempo, afectando o tráfego aéreo local.
Os geólogos já tinham anunciado que o vulcão islandês voltaria a registar uma erupção ao longo deste ano.
Há cerca de um ano, outro vulcão islandês, o Eyjafjalljokull, paralisou o tráfego aéreo europeu durante semanas.
