Um homem foi, nesta sexta-feira, considerado culpado por matar um amigo com um martelo e espalhar as partes do corpo pelos parques de Salford, Inglaterra.
Corpo do artigo
Marcin Majerkiewicz, de 42 anos, foi considerado culpado pelo Tribunal de Manchester por assassinar o amigo Stuart Everett, conhecido como Benny, de 67, em março de 2024. Depois do homicídio, cortou o corpo da vítima em 27 pedaços e fez várias viagens de autocarro para os espalhar pelos parques e reservas, no arredores de Manchester. De acordo com o patologista encarregado do caso, a junção de alguns restos mortais da vítima evidenciava que o homem tinha sido atingido com um martelo e desmembrado com a ajuda de uma serra, apesar de só um terço do corpo ter sido encontrado.
Como forma de desviar as atenções, Marcin assumiu a identidade da vítima e usou o telemóvel de Stuart Everett para enviar mensagens de texto a família e amigos, bem como cartões de aniversário escritas à mão. Um dos irmãos da vítima, Richard Ziemacki, contou ao tribunal que não deu conta de nada incomum, apenas uma pequena alteração na caligrafia, pelo que acreditava estar tudo dentro da normalidade.
Só depois de uma parte do corpo de Stuart ter sido encontrada na reserva natural de Kersal Dale, em Manchester, no dia 4 de abril de 2024, o suspeito começou a ser procurado pela polícia.
Majerkiewicz, conhecido nas redondezas como "homem do saco pesado" e que alegava ter um fascínio por terror e violência, foi visto por um polícia num bairro em Eccles e revistado pelas autoridades. Marcin tinha consigo o telefone e o cartão bancário da vítima, o que facilitou a identificação. O crime ocorreu em março do ano passado na casa que os dois partilhavam em Eccles, Manchester. Os dois amigos conheciam-se há mais de dez anos, mas só começaram a morar juntos após a separação de Marcin e do ex-companheiro.