A lei eleitoral espanhola proíbe a publicação de sondagens na semana anterior às eleições, mas não consegue travar a informação na Internet. Na corrida às legislativas do próximo domingo, os candidatos são uma gota de água, um morango, uma laranja, uma beringela e um tomate. A água vai à frente.
Corpo do artigo
[Twitter:677184254405705729]
Na conta de Twitter @electograph, foi primeiro publicada a chave para decifrar o enigma: a gota de água representa Mariano Rajoy (PP, o partido no Governo), o morango simboliza Pedro Sánchez (o socialistas PSOE), a laranja indica Albert Rivera (Ciudadanos), a beringela substitui Pablo Iglesias (Podemos) e o tomate ocupa o lugar de Alberto Garzón (Esquerda Unida). A lógica do sistema é esta: a lei proíbe a publicação de sondagens, mas não se refere explicitamente ao preço da fruta ou a qualquer outra analogia.
[Twitter:677452935039746048]
A experiência já tinha sido feita nas eleições francesas de 2012, em que os partidos foram substituídos por nomes de cidades e a intenção de voto foi medida em graus Celsius. Agora, pela primeira vez em Espanha, basta entrar no Twitter para ficar a saber que a água segue em frente com 26,2 euros, seguida pelo morango, com 21 euros, quase empatado com a beringela (20,4 euros). Em quarto lugar está a laranja, com 15,9 euros, e o tomate segue em último, com 3,7 euros.
Há até quem faça simulações de coligações, uma vez que os socialistas espanhóis já admitiram fazer o mesmo do que os portugueses: ainda que fiquem em segundo lugar, podem coligar-se com outros partidos para conseguir uma maioria parlamentar que sustente um governo de esquerda.
Os meios de comunicação social tradicionais estão a abster-se de publicar as sondagens assumindo-as como tal, mas jornais como o "El Mundo" estão a replicar a informação dada no Twitter, mantendo-a cifrada. O diário espanhol nota, por exemplo, que depois da agressão sofrida na passada quarta-feira pelo "presidente da organização do elemento líquido", o preço da água subiu, de 25,4 euros para 26,2 euros. Mas que também o morango está mais caro, o que estima que a procura por este fruto possa ser entre as 83 e as 87 unidades.
Note-se que, em Portugal, é proibido publicar sondagens apenas na véspera do ato eleitoral, mas em Espanha a limitação já começou na passada segunda-feira. Contudo, nada impede um jornal de um outro país de realizar e publicar sondagens, chamando os partidos pelo nome. É o que faz o "El Periòdic", um jornal do principado de Andorra ligado ao "El Periódico" de Barcelona. O jornal salienta o "paradoxo" de os espanhóis poderem consultar num jornal de um país vizinho sondagens proibidas em Espanha e atribui a exclusiva responsabilidade "aos partidos políticos com representação parlamentar" que "recusaram adaptar" a lei eleitoral "à nova realidade digital" quando a reviram, em 2011. Já há quatro anos, nas anteriores legislativas, o "El Periòdic" tinha publicado sondagens mesmo durante o período de reflexão.
Dar música em vez de partidos
Uma outra conta no Twitter segue um sistema semelhante, mas em vez de fruta usa músicas. O @electo_mania promete revelar "as canções favoritas dos espanhóis" e à frente está "La PPuerta de Alcalá", com 25,4%. Em segundo lugar, a "Una Rosa es una Rosa" conquista 20,9% das preferências, segunda da "Ghostbusters - The Purples", com 19% (o Podemos tem a cor púrpura). Por último, "Cuidadanos de um lugar llamado Mundo" é o preferido por 17,2% dos inquiridos.