Espanhol de 86 anos torna-se o mais velho do Mundo a subir montanha de oito mil metros
O alpinista espanhol Carlos Soria, 86 anos, tornou-se o homem mais velho do mundo a escalar um cume de oito mil metros, depois de atingir o topo da montanha Manaslu, no Nepal, esta quinta-feira.
Corpo do artigo
Carlos Soria, que tem uma prótese no joelho, tornou-se, segundo o diretor da Seven Summit Treks, a agência de montanhismo que organizou a expedição, a pessoa mais velha a realizar uma ascensão a um cume de oito mil metros.
Soria subiu ao Manaslu, de 8.163 metros, depois de uma primeira tentativa falhada em 1973. Segundo o jornal "El País", foi nessa primeira viagem que ficou "viciado" no desafio de escalar sob a sensação de hipóxia, baixa concentração de oxigénio no sangue. Dois anos mais tarde, acompanhou, na montanha nepalesa, a primeira ascensão espanhola a um dos picos mais altos do mundo, protagonizada por Jerónimo López e Gerardo Blázquez, a 25 de abril de 1975.
Com o cume do Manaslu, que já havia conquistado em 2010, ficam a faltar a Soria apenas duas das 14 montanhas com mais de oito mil metros no Mundo: o Dhaulagiri, também no Nepal, e o Shishapangma, no Tibete. O Dhaulagiri tem sido o seu maior desafio, uma montanha que já o "rejeitou" 15 vezes desde a sua primeira tentativa, em 1998.
Apesar dos contratempos, de acordo com o "The Himalayan Times", Soria construiu um currículo inigualável na história da modalidade. É o único alpinista que conquistou dez vezes os oito mil metros depois dos 60 anos, incluindo cumes como o K2 (a segunda mais alta do Mundo depois do Evereste) aos 65, o Makalu aos 69, o Kangchenjunga aos 75 e o Annapur aos 77 anos.
Na mesma semana em que Carlos Soria conquista um feito histórico no Manaslu , também o esquiador polaco Andrzej Bargiel alcançou a primeira descida completa do monte Evereste com esquis. Aos 37 anos, utilizou toda a experiência e tornou-se a primeira pessoa do mundo a escalar o Evereste sem oxigénio suplementar e a descer de esqui desde o cume dos 8.849 metros. O feito demorou quatro dias, quatro horas e 15 minutos a ser concluído.