Uma espiral brilhante de cor azul rasgou os céus de alguns países europeus, incluindo Portugal, durante vários minutos, na noite de segunda-feira. Uma coluna de combustível libertada por um foguetão esteve na origem do fenómeno.
Corpo do artigo
Foi nos céus do Reino Unido que uma espiral de luz chamou a atenção de mais pessoas. De cor azul e um formato semelhante a uma nuvem, o fenómeno ficou visível por vários minutos e foi captado em fotografias e vídeos por milhares de pessoas que o admiravam, até que acabou por desvanecer.
Em comunicado à BBC, o astrónomo Allan Trow garantiu que estes fenómenos “são muito raros”.
Um foguetão esteve na origem do espetáculo celestial. O Falcon 9 partiu da Florida, nos EUA, por volta das 17.50 horas de Portugal continental (13.50 horas locais), para realizar uma missão secreta do governo dos EUA. A SpaceX, de Elon Musk, revelou que, antes de regressar à Terra, o combustível que ainda estava armazenado no Falcon 9 foi expelido. A carga ejetada congelou e formou um padrão em espiral devido ao movimento do foguetão.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, a luz emitida pelo Sol foi refletida pela coluna de combustível libertada pelo Falcon 9, o que fez com que o formato parecesse estar a girar na atmosfera.
Além do Reino Unido, outros países como a Bélgica, a Suíça e a França foram surpreendidos pelo fenómeno. Em Portugal, há registos da espiral divulgados pela página do Facebook “Meteo Trás os Montes”.