O vídeo de um australiano que mostra uma aranha "caçadora" a arrastar um rato está a despertar a atenção dos especialistas em aracnídeos.
Corpo do artigo
Jason Womal, de Coppabella, Queensland, Austrália, filmou uma aranha, conhecida como "huntsman" (caçadora), a arrastar um rato em casa de um vizinho. Nas imagens, é possível ver o aracnídeo a tentar levar o roedor preso nas mandíbulas, para cima de um frigorífico, mas com dificuldades devido ao peso da presa.
O vídeo que Jason Womal publicou no Facebook, no dia 22 de outubro, tem vinte segundos, mas conta com mais de 10 milhões de visualizações.
https://www.facebook.com/jason.womal/videos/10210975485810259/
Mais tarde, Womal anunciou, também no Facebook, que a aranha estava bem e que tinha sido adotada.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10210990412743423
Graham Millage, responsável pela coleção de aracnídeos do Museu da Austrália, explicou, ao "The Guardian", que são raros os casos de aranhas que capturam animais vertebrados e admitiu que foi a primeira vez que viu uma "huntsman" a caçar um rato, mas que já as presenciou a apanhar lagartixas.
O especialista explica que a "huntsman" pode crescer ao ponto de cada pata atingir 16 centímetros.
Já Helen Smith, diretora técnica e investigadora do mesmo museu, referiu que é improvável que a aranha tenha morto o roedor e que ficaria surpresa se a "huntsman" tivesse atacado a presa, pois, mesmo que o fizesse, o veneno não deveria ser suficiente para a matar.
A investigadora afirmou ainda que, suspeita que o animal já estivesse morto há algum tempo, porque a cauda parece rígida. Mas, embora a causa da morte do rato permaneça desconhecida, não se pode questionar o tamanho e a resistência da aranha, disse Helen.