Um grupo de arqueólogos dinamarqueses descobriu um círculo de estacas de madeira com quatro mil anos de idade. Acredita-se que a construção possa estar relacionada com o famoso Stonehenge, da Grã-Bretanha.
Corpo do artigo
As 45 peças de madeira da era neolítica, num círculo com um diâmetro de cerca de 30 metros, foram encontradas durante trabalhos de construção num conjunto habitacional na cidade de Aars, no noroeste do país. As pilhas estão separadas por cerca de dois metros.
“É uma descoberta única”, disse Sidsel Wahlin, arqueóloga do museu Vesthimmerland da cidade, à agência de notícias France-Presse.
O círculo “aponta para uma forte ligação com o mundo henge ["pedras suspensas", em alusão ao Stonehenge”] britânico, acrescentou a especialista. Acredita-se que os dois círculos de pedras em Stonehenge, no sul de Inglaterra, tenham sido erguidos entre 3.100 aC e 1.600 aC.
Os arqueólogos dinamarqueses estão agora a tentar descobrir se existe um círculo interno em Aars.
Sidsel Wahlin afirmou que alguns círculos de madeira, considerados parte da adoração ao sol, foram encontrados na ilha dinamarquesa de Bornholm e acrescentou que o círculo em Aars foi “o primeiro deste tipo maior que podemos investigar adequadamente”.
Os arqueólogos encontraram pela primeira vez um assentamento do início da Idade do Bronze (1700-1500 aC) no local da construção, que incluía o túmulo de um chefe e uma espada de bronze, disse Wahlin.
“Quando eu e o meu colega abrimos uma nova seção da escavação, a esperada casa e uma cerca rapidamente se transformaram na área de entrada de uma estrutura ligeiramente oval, muito bem planeada”, acrescentou.
Estima-se que o círculo de madeira date de cerca de 2.000 a.C., mas Wahlin explicou que a equipa iniciou um trabalho detalhado na segunda-feira para identificar definitivamente a sua idade e função.
Os arqueólogos estão agora à procura de “depósitos rituais”, como pontas de flechas de sílex e punhais, como parte de um grande exercício de amostragem no local.
As próximas análises vão ser para descobrir se há ligações entre a região e outros povos, como aqueles que construíram Stonehenge, sendo que a influência de outras regiões pode vir a ser observada na cerâmica e nos túmulos encontrados.