O Estado Islâmico reivindicou este sábado o ataque com uma faca que matou ontem três pessoas e feriu oito, num festival municipal em Solingen, no oeste da Alemanha, avança a Reuters.
Corpo do artigo
O grupo afirmou no Telegram que o ataque foi concretizado por um dos seus membros "em vingança pelos muçulmanos na Palestina e em todo o lado".
Um jovem de 15 anos foi detido, este sábado, pela polícia de Dusseldorf no âmbito da investigação.
Cerca das 21.45 horas locais (20.45 horas em Portugal continental) de sexta-feira, um homem de identidade desconhecida começou a esfaquear pessoas indiscriminadamente em Fronhof, um mercado no centro da cidade onde tinha sido montado um palco para os eventos de comemoração dos 650 anos de Solingen.
O autor do ataque conseguiu escapar, aproveitando o caos, e fez três mortos e oito feridos, cinco dos quais em estado grave.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, declarou-se chocado com o ataque e apelou para que o autor seja punido "em toda a extensão" da lei.
"Na nossa sociedade não devemos tolerar algo assim e nunca aceitá-lo", declarou.
O procurador responsável pela luta contra o terrorismo na região da Renânia do Norte-Vestefália (NRW), Markus Caspers, tinha afirmado hoje, numa conferência de imprensa, que, tal como a polícia indicou ao longo do dia, não se podia excluir a hipótese de que o ataque, ocorrido numa festa ao ar livre durante as comemorações do 650.º aniversário da fundação de Solingen, fosse um ato terrorista.
"Não há outro motivo aparente. As vítimas eram desconhecidas, sem parentesco. Por isso pensamos que é possível que tenha sido um ato terrorista", declarou.
O diretor da operação policial apoiou esta hipótese ao confirmar, em resposta a perguntas da imprensa, que, segundo as imagens do ataque, as facadas foram dirigidas "com muita precisão" ao pescoço das vítimas. Os responsáveis policiais tornaram ainda públicas as idades das vítimas mortais, dois homens de 56 e 67 anos e uma mulher de 56, e a situação dos feridos, quatro dos quais se encontram em estado crítico, dois em estado grave e dois com ferimentos ligeiros.