
O busto foi instalado no topo de uma coluna de homenagem aos mártires que morreram durante a Guerra pela Independência dos EUA
Brendan McDermid/Reuters
Um grupo de artistas decidiu eternizar o antigo analista da CIA Edward Snowden numa estátua e instalou-a às escondidas das autoridades num parque de Brooklyn, nos Estados Unidos da América.
O busto de Snowden foi instalado no topo de uma coluna de homenagem aos mártires que morreram durante a Guerra pela Independência dos EUA.
O local foi escolhido a dedo pelos artistas, que garantiram ao website "Mashable" que os mártires de guerra "lutaram pelos mesmos ideais que Snowden luta" e que o antigo consultor informático é "a continuação de uma história que começou quando o país nasceu".
"Isto não diz respeito só a Snowden. Diz respeito aos ideais que ele estava a tentar defender e incutir nos outros. Não podemos ter liberdade de expressão para perseguir o ideal da liberdade se sentirmos que o fazemos debaixo de olhares inquisitórios", garantem.
A estátua foi tão bem pensada que parecia fazer parte do cenário, tendo passado despercebida pela maior parte dos transeuntes.
Esta não é, ainda assim, a primeira vez que uma estátua de Snowden é criada: a diferença reside no material e na localização da mesma, pois as restantes tentativas foram instalações móveis. Desta vez, a ideia é torná-la permanente, mas os autores poderão não ter essa sorte... Horas depois, o busto foi retirado do local pelas autoridades norte-americanas.
"Se olharmos para a História, vemos que as pessoas que foram honradas com este monumento, e que se rebelaram contra o Exército britânico, foram consideradas criminosas. Agora são tidos como heróis. Porventura, Snowden será, com o passar do tempo, considerado também como um herói", dizem.
