"Estava a voar demasiado alto". Trump culpa helicóptero militar por acidente em Washington
O presidente norte-americano, Donald Trump, atribuiu esta sexta-feira a culpa do acidente aéreo que matou 67 pessoas em Washington na quarta-feira ao helicóptero Black Hawk que chocou com um avião de passageiros.
Corpo do artigo
“O helicóptero Black Hawk estava a voar demasiado alto, de longe”, disse Trump numa mensagem publicada na sua rede social, segundo a agência espanhola Europa Press.
Trump disse que o helicóptero estava a uma altitude “bem acima do limite de 200 pés”, ou 60 metros, e afirmou estar convencido da sua teoria.
“Não é muito complicado de entender, não é?”, comentou.
As investigações de acidentes aéreos podem levar meses e os investigadores federais disseram aos jornalistas na quinta-feira que não iriam especular sobre a causa, noticiou a agência norte-americana AP.
O Black Hawk colidiu na quarta-feira com um avião de passageiros com mais de 60 pessoas a bordo, proveniente de Wichita, Kansas, sobre o rio Potomac, perto do aeroporto nacional Ronald Reagan de Washington.
A lista de vítimas inclui mais de uma dezena de patinadores artísticos que regressavam de uma prova.
A autoridade nacional de segurança de transportes anunciou que tem “o gravador de dados de voo e o gravador de voz do ‘cockpit’, vulgarmente conhecidos como caixas negras”, prontos para análise no seu laboratório, situado a menos de dois quilómetros do local do acidente.
Trata-se do desastre aéreo mais mortífero dos Estados Unidos em quase um quarto de século, segundo a AP.