O condutor da carrinha que, na segunda-feira, avançou "deliberadamente" sobre as pessoas que circulavam no passeio em Toronto, no Canadá, foi identificado pelas autoridades como Alek Minassian, de 25 anos.
Corpo do artigo
9281059
Segundo o seu perfil de Linkedin, Minassian é um estudante na Seneca College, no norte de Toronto, perto do local onde decorreu o ataque. Identifica-se como programador de software a trabalhar em várias app, incluindo uma sobre estacionamento na zona onde se deu o incidente.
Até ao momento, as autoridades ainda não conseguiram perceber quais as motivações para o incidente, que terminou com a morte de dez pessoas e ferimentos em 15.
"Estamos a investigar as motivações exatas para este incidente em particular. No final do dia, teremos uma resposta mais completa", disse à televisão pública canadiana Mark Saunders, chefe da polícia de Toronto.
Segundo a televisão CBC, um post de Facebook publicado por um perfil com a cara e nome de Minassian louvava Elliot Rodger, um homem de 22 anos responsável por um ataque que matou seis pessoas na Califórnia, EUA. No entanto, não há certeza de que o post tenha sido publicado pelo autor do ataque em Toronto.
9281159
Um colega do ensino secundário disse à mesma televisão que não tinha a certeza se Alek Minassian teria algum amigo próximo, "pelo menos publicamente". "Nunca o vi com um grupo de amigos. No entanto, quando o víamos nos corredores, falávamos sempre ou dizíamos olá", contou Ari Bluff, que teve aulas de informática com o suspeito.
Na descrição que faz do antigo colega, Bluff traça o perfil de um homem solitário e que deu pouco nas vistas na vida social da escola que ambos frequentavam e de onde saíram em 2011. "Lembro-me de o ver, provavelmente só a andar pelas corredores, habitualmente sozinho, ou na cafetaria".