A Polícia Rodoviária Federal brasileira confirmou esta sexta-feira 18 bloqueios realizados por membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em estradas federais de 11 Estados.
Corpo do artigo
De acordo com o jornal "O Estado de São Paulo", o MST tinha anunciado antes a intenção de interditar mais de 50 estradas em todo o país, como forma de protestar contra o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O MST já comunicou que as manifestações atingem estradas de diversos Estados brasileiros. A maioria das passagens bloqueadas fica no Estado do Paraná, mas segundo o coordenador do movimento, Alexandre Conceição, o objetivo é bloquear 50 estradas em 24 Estados.
A iniciativa foi decidida face à iminente prisão do ex-presidente Lula da Silva.
As mensagens "Lula Livre!" e "Globo Golpista!" também foram vistas nos muros de grandes cidades, como Salvador, no Estado da Bahia.
A própria emissora (Rede Globo) foi alvo de protestos populares, no Estado do Rio Grande do Sul.
Na madrugada de quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou um 'habeas corpus' apresentado pela defesa de Lula da Silva, que visava evitar a sua prisão antes de se esgotarem os recursos na Justiça.
Anteriormente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia também negado um 'habeas corpus' preventivo a Lula da Silva, condenado a 12 anos de prisão e um mês por corrupção passiva e branqueamento de capitais.
Na sequência da decisão do STF, o juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão de Lula da Silva e deu como prazo as 17 horas desta sexta-feira (horário de Brasília, 21 horas em Portugal continental), para o ex-presidente brasileiro se apresentar voluntariamente à Polícia Federal na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, sul do Brasil.
Luiz Inácio Lula da Silva, 72 anos, foi o 35.º presidente do Brasil (2003-2011).