Uma jovem portuguesa a estudar música na Suíça morreu atropelada por um camião quando circulava, de bicicleta, numa rua de Basileia, na Suíça. Esta quinta-feira foi homenageada.
Corpo do artigo
Carolina Bermejo morreu atropelada por um camião na terça-feira, na Suíça. A jovem estudante de música circulava de bicicleta numa rua de Basileia quando foi apanhada pelo pesado, em circunstâncias por apurar.
"A Carolina deixou este mundo melhor e cumpriu sem dúvida a sua missão em vida", escreve um amigo, confirmando que jovem foi vítima de um acidente quando circulava de bicicleta, na praça Burgfelderplatz, em Basileia, na terça-feira.
A jovem, de 32 anos, estava a fazer um Mestrado em Música Medieval na "Schola Cantorum Basiliensis". O funeral é domingo, às 9.30 horas, informou uma amiga, num email enviado ao JN. "Fica assim um buraco na nossa existência colectiva, daqueles que a amávamos. Fiel, paciente, honesta, constante, era a Carolina."
Velas, flores e peluches foram depositados no local onde morreu Carolina, noticia a edição suíça do jornal "20 minutos", esta quinta-feira. "A falta de infraestruturas de transporte e o fraco equipamento técnico dos camiões eliminaram uma vida humana e colocam muita responsabilidade sobre os ombros das pessoas que têm que abastecer a cidade com estas máquinas de morte", comentou Jérôme Thiriet, do partido "Verdes" e CEO de um serviço de correio de bicicletas expresso.
Ao mesmo jornal, Florian Schreier, diretor-geral da VCS Basileia, considerou que faz falta uma via para ciclistas na Burgfelderplatz. "As zonas para bicicletas quase só existem em ruas isoladas e não servem de muito aos ciclistas", comentou. "Há realmente muitos lugares perigosos e cruzamentos", acrescentou.
A notícia da morte da jovem chocou amigos da música e das artes. "É com profundo pesar que o Grupo Coral do Montijo informa que a sua ex-coralista Carolina Bermejo faleceu, no dia de hoje, vítima de atropelamento, em Basileia na Suíça, onde se encontrava a estudar", pode ler-se na mensagem deixada no Facebook, na terça-feira, 25 de abril. "À família enlutada, endereçamos as nossas sentidas condolências", lê-se ainda na mensagem naquela rede social, ilustrada pela foto da jovem durante uma atuação do Grupo Coral.
O Moto Clube do Montijo lamentou também a morte da jovem, numa mensagem na mesma rede social. "É com profundo pesar que o MC Montijo recebeu a notícia do falecimento da Carolina Bermejo", lê-se na mensagem, na qual apresenta "as mais sentidas condolências" à família.
Segundo as informações preliminares, o camião estaria a virar à direita Burgfelderstrasse através da Burgfelderplatz na direção de Spalenring quando colidiu com a bicicleta de Carolina, que foi apanhada pelo reboque.
A polícia anunciou que foi feito um teste de alcoolemia ao motorista, que revelou uma taxa de 0,0. Mesmo não tendo acusado álcool no organismo, foi pedido um teste à urina e ao sangue do condutor do pesado.
Foram destacados para o acidente funcionários da polícia cantonal, bem como os paramédicos do serviço de salvamento Basel-Stadt e do departamento de investigação criminal do Ministério Público.