Viveu sem casa durante a maior parte do tempo em que estudou no secundário. Ficou no top dos alunos com melhores notas e recebeu uma bolsa de mérito para ir para a faculdade.
Corpo do artigo
O raro caso de Liyjon DeSilva, relatado pela "CBS 4", mostra a perseverança de um jovem de 20 anos, sem-abrigo, que viveu sozinho durante três anos e conseguiu, apesar de todas as dificuldades, ficar no top dos melhores alunos da escola que frequentava.
Em entrevista aos meios de comunicação social norte-americanos o jovem do Texas explicou: "Eu tinha uma oportunidade. Por que não aproveitá-la?".
nKHhC4Oi-2Q
A mãe do jovem morreu quando este tinha apenas cinco anos. Depois de ter andado a saltar entre as casas de diferentes familiares, Liyjon DeSilva acabou por ficar sem teto.
Viveu durante três anos na rua e continuava a ir às aulas, na Robert E. Lee High School, escondendo a sua situação de vida. "Não gosto de descrever a situação que vivi como má, ou terrível porque aprendi muito. Aprendi muito sobre técnicas de sobrevivência. A vida tornou-se mais fácil", acrescenta o jovem.
Os responsáveis da escola tomaram conhecimento da situação depois de o jovem ter sido visto a dormir num parque e conseguiram através de diferentes instituições arranjar-lhe uma casa.
Liyjon DeSilva acabou o secundário entre os melhores alunos, em maio, e ganhou uma bolsa para a Carleton College em Northfield, Minnesota.
O jovem resume a sua força: "Há muitas possibilidades para se dizer que está tudo acabado. Se está a olhar para mim, se é capaz de respirar, se é capaz de falar, há muitas possibilidades para se desperdiçar".