Estudantes portugueses arriscam pena de morte por tráfico de dois quilos de cocaína
Dois universitários portugueses foram detidos na Indonésia por tráfico de droga. Um deles terá transportado, de Lisboa, dois quilos de cocaína para entregar ao outro, que se encontrava em Bali. O crime é punível com pena de morte.
Corpo do artigo
Um jovem de 21 anos, madeirense e estudante de economia, foi detido no domingo, quando aterrou na capital da Indonésia. Viajara a partir de Lisboa, com escala no Dubai, e transportaria dois quilos de cocaína, adiantou a RTP-Madeira. Segundo a mesma fonte, um outro estudante universitário português, que seria o destinatário da droga, foi detido em Bali. Ainda não foi descartado o envolvimento de mais suspeitos.
Os dois jovens foram visitados ontem, quinta-feira, por um representante da Embaixada Portuguesa em Jacarta, que está a acompanhar a situação, adiantou o director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, à TSF-Madeira.
Já falaram com famílias
"O que sabemos é que a visita prisional já aconteceu durante o dia de hoje [ontem], que as autoridades portuguesas em Jacarta estão também em contacto com as autoridades indonésias, que os detidos estão a guardar para ser presentes a Tribunal e também, ao que parece, já terão conseguido falar com as suas famílias", adiantou Rui Abreu.
A Indonésia, tal com outros países do sudeste asiático, prevê penas muito duras para o crime de tráfico de droga. A mera posse de mais de cinco gramas de drogas processadas (cocaína ou heroína) pode ser punível com prisão perpétua, punição que se agravará para pena de morte, caso haja intenção de tráfico.