Estudo sobre perspetivas de regresso a Portugal procura voluntários para responder a inquérito
O estudo "Experiências e expectativas de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades", sobre o regresso a Portugal de portugueses residentes no estrangeiro, está atualmente em curso e necessita de voluntários.
Corpo do artigo
Coordenado por José Carlos Laranjo Marques (CICS.Nova.IPLeiria e por Pedro Góis (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), o estudo tem uma duração prevista de 36 meses.
O estudo foi iniciado no princípio de 2019 e identificou dois objetivos principais: por um lado, "conhecer as expectativas ou intenções de regresso (ou de não regresso) entre portugueses ainda emigrados e analisar os fatores que influenciam essas mesmas intenções, que remetem para os contextos de relação com o país de residência ou acolhimento, mas também com as formas de relacionamento com Portugal". Por outro lado, "importa estudar regressos já concretizados, e compreender como o que esteve na origem da decisão de regresso, mas especialmente como se está a processar ou processou a reintegração em Portugal".
Leia mais em LusoJornal