A nova moda estadunidense, "Covid-19 Parties" (Festas Covid-19), onde os participantes são propositadamente colocados em risco de contágio para adquirirem imunidade, tem preocupado as autoridades norte-americanas que alertam para a possibilidade de hospitalização ou até morte.
Corpo do artigo
12166724
Ao que apurou a AFP, a prática foi apontada como "extremamente perigosa" pelo secretário de saúde do Estado de Washington, John Wiesman. "Além disso, a proteção a longo prazo das pessoas que recuperam da covid-19 não é garantida", sublinha. "Ainda existem muitas coisas que não sabemos sobre o vírus, inclusive problemas de saúde que podem persistir após a infeção".
Na cidade Walla Walla, onde foram detetados centenas de casos de contaminação associados a "Festas Covid-19", algumas pessoas que se encontram atualmente infetadas terão comparecido deliberadamente nas festas para o efeito. O conceito dos eventos passa por reunir doentes e participantes saudáveis para gerar contágio.
"Não sabemos quando as festas estão a decorrer, apenas tomamos conhecimento dos casos depois", conta Meghan Debolt, profissional de saúde en Walla Walla, a um jornal local. "Estamos a solicitar a lista de pessoas com quem entraram em contacto e há 25 deles, porque estavam todos numa festa da covid".
12162124
Os EUA são o país mais afetado pelo novo coronavírus, com mais de um milhão de casos confirmados e mais de 75 mil mortes.