A Casa Branca anunciou uma libertação recorde de barris das reservas de petróleo para fazer face à crise do setor provocada pela invasão russa na Ucrânia e consequentes sanções.
Corpo do artigo
O presidente norte-americano, Joe Biden, vai anunciar em breve o lançamento de um milhão de barris de petróleo das reservas estratégicas dos Estados Unidos, todos os dias durante os próximos seis meses, numa tentativa de conter a subida de preços dos combustíveis provocadas pela ofensiva russa na Ucrânia.
"Após consulta a aliados e parceiros, o presidente anunciará a maior libertação de reservas de petróleo da história, libertando, em média, um milhão de barris adicionais no mercado por dia, todos os dias, durante os próximos seis meses", anunciou a Casa Branca, sublinhando o ineditismo da medida. "A escala deste lançamento não tem precedentes: o mundo nunca antes teve uma libertação de reservas de petróleo a esta taxa de um milhão por dia durante tanto tempo", pode ler-se no comunicado.
O "lançamento recorde", dizem os EUA, "proporcionará uma quantidade histórica de oferta para servir de ponte até o final do ano, quando a produção nacional aumentar".
De acordo com a agência de notícias France-Presse, Joe Biden deverá avançar mais detalhes sobre a decisão ainda esta quinta-feira.