
Foto: Judy Gallagher / Flickr
As autoridades sanitárias dos Estados Unidos confirmaram o primeiro caso humano de "New World screwworm" (mosca-bicheira) associado a viagens, em resultado de um surto ativo na América Central. O diagnóstico foi confirmado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) no dia 4 de agosto.
Segundo a Reuters, que avançou a notícia, o indivíduo infetado encontrava-se no estado de Maryland e tinha regressado recentemente do El Salvador, ainda que fontes da indústria do setor pecuário inicialmente tenham referido a Guatemala como possível origem.
As autoridades federais têm assegurado que o risco para a saúde pública permanece muito baixo e que não há registo de casos em animais até ao momento.
Para responder à ameaça crescente, o Secretário da Agricultura dos EUA anunciou a construção de uma instalação de produção de moscas esterilizadas no Texas, baseando-se numa técnica de erradicação utilizada nos anos 60, que consiste na libertação de moscas estéreis para interromper o ciclo de reprodução da praga.

