Israel está "cada vez mais isolado" no Médio Oriente e é "realmente importante fazer tudo o que é possível para ajudar a restabelecer as relações com países como Turquia ou Egipto", disse o Secretário norte-americano da Defesa, Leon Panetta.
Corpo do artigo
Leon Panetta afirmou este domingo não ter dúvidas de que Israel tem superioridade militar, ao ressalvar, contudo, que "a questão que se deve colocar é a de saber se é suficiente manter vantagem militar, à medida que se está a isolar na arena diplomática".
O Secretário da Defesa falava aos jornalistas a bordo do avião que chega hoje a Israel, a primeira etapa de um périplo oficial ao Médio Oriente.
"Neste extraordinário momento no Médio Oriente, que resultou em tantas mudanças, não é bom para Israel que fique cada vez mais isolado", frisou.
O Secretário norte-americano da Defesa deve encontrar-se ainda hoje com dirigentes israelitas e palestinianos antes de viajar para o Egipto e depois para Bruxelas para uma reunião da NATO que tem lugar esta semana.
Leon Panetta disse também que planeia pressionar Israel e Palestina a voltarem à mesa das negociações. "A minha principal mensagem é: Vocês não perdem nada em retomar as negociações".