
A TSMC comprou terrenos nos EUA
Foto: I-Hwa Cheng / AFP
EUA e Taiwan chegaram a um acordo que vai levar os conglomerados tecnológicos dos semicondutores da ilha a investir 250 mil milhões de dólares no território norte-americano e a beneficiar da redução das taxas alfandegárias de 20% para 15%.
Segundo um comunicado do Departamento do Comércio, o acordo, qualificado de "histórico", estabelece que os EUA aplicarão tarifas zero aos produtos farmacêuticos genéricos e aos seus componentes de aviões e a determinados recursos naturais de que não dispõem.
O acordo prevê ainda a criação de parques industriais nos EUA, com vista ao fortalecimento da base industrial norte-americana e colocá-lo como "centro global" da tecnologia da próxima geração, indústria avançada e inovação.
Por seu lado, Taiwan vai facilitar o investimento dos EUA nos seus setores de semicondutores, inteligência artificial, tecnologia de defesa, telecomunicações e biotecnologia, para aumentar o acesso ao mercado para as empresas de EUA, aprofundar a colaboração tecnológica e fortalecer a liderança dos EUA nas indústrias críticas e emergentes, segundo o Departamento do Comércio.
Na ocasião, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, disse hoje à CNBC que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) comprou terrenos nos EUA e que pode aumentar as operações no Estado do Arizona como parte do acordo.
Acrescentou que as empresas de chips com sede em Taiwan que não produzem nos EUA provavelmente vão ter uma taxa alfandegária de 100% e que Donald Trump quer transferir para os EUA 40% da cadeia de fornecimento de semicondutores de Taiwan.
Segundo o comunicado, os semicondutores são vitais para a força industrial, tecnológica e militar dos EUA, mas durante muito tempo estes dependeram de fabricantes estrangeiros e de cadeias de fornecimento globais frágeis.
Trump comprometeu-se a reverter esta situação. Os analistas consideram que replicar a capacidade de produção de Taiwan, ilha que é reclamada pela China, não deve ser difícil, uma vez que tem décadas de experiência, uma mão de obra altamente especializada e um ecossistema completo de fornecedores e logística que permite manter elevados níveis de eficiência.
