O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou na segunda-feira aos palestinianos para "não reagirem negativamente" ao anúncio de Israel de expansão dos colonatos judaicos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.
Corpo do artigo
De visita à Colômbia, John Kerry declarou que este anúncio era "esperado numa certa medida" e defendeu que ele não deverá ser um obstáculo ao processo de paz.
"Depois de resolverem as questões da segurança e das fronteiras, resolvem a questão dos colonatos", disse o chefe da diplomacia norte-americana em conferência de imprensa em Bogotá.
Kerry exortou "todas as partes a não reagirem negativamente, mas a compreenderem a importância do momento e de seguirem em frente, calmamente, prudentemente para negociar as questões mais importantes".
O secretário de Estado norte-americano reiterou que os Estados Unidos "consideram como ilegítimos todos os colonatos" israelitas em território palestiniano.
As negociações israelo-palestinianas, que foram retomadas no final de julho em Washington depois de terem estado suspensas durante três anos e ao fim de mais de 60 anos de conflito histórico, deverão continuar na quarta-feira em Jerusalém, depois em Jericó, na Cisjordânia.
O Governo israelita anunciou a construção de cerca de mil novas habitações em colonatos judaicos, o que foi condenado pelos palestinianos e considerado pouco oportuno pela comunidade internacional.