
Foto: Caroline Brehman/EPA
O governo Trump planeia começar a exigir que turistas estrangeiros isentos de visto divulguem o seu histórico de redes sociais dos últimos cinco anos antes de entrarem nos Estados Unidos, segundo um comunicado oficial.
A proposta, detalhada num comunicado publicado nesta quarta-feira, aplicar-se-ia a visitantes dos 42 países cujos cidadãos não precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, incluindo o Chile (o único país latino-americano na lista), França, Reino Unido e Japão.
Atualmente, esses viajantes precisam apenas de solicitar uma autorização conhecida como Sistema Eletrónico para Autorização de Viagem (ESTA), que exige o fornecimento de certas informações pessoais. De acordo com as novas regras propostas, a recolha de dados das redes sociais seria uma parte "obrigatória" do processo de solicitação do ESTA. Os solicitantes teriam de fornecer o seu histórico das redes sociais dos últimos cinco anos, segundo o comunicado. Teriam ainda de fornecer outros "campos de dados de alto valor", incluindo números de telefone dos últimos cinco anos, endereços de e-mail da última década, informações pessoais de familiares e dados biométricos.
O aviso especifica que o texto será implementado em 60 dias, a menos que seja contestado judicialmente.
