A Casa Branca quer que a agência espacial norte-americana Nasa desenvolva um novo fuso horário para a Lua, onde o tempo avança mais rápido do que na Terra.
Corpo do artigo
O Tempo Lunar Coordenado (CLT, na sigla em inglês) é um pedido da administração de Joe Biden à Nasa devido à diferente intensidade do campo gravitacional na Lua, que faz o tempo passar mais depressa em relação à Terra. São apenas 58,7 microssegundos por dia, o que pode não parecer muito, mas no que respeita à sincronização de naves espaciais pode ter um impacto significativo.
“A teoria fundamental da gravidade no nosso Universo tem como consequência o facto de o tempo correr de forma diferente em diferentes locais do Universo. A gravidade na Lua é ligeiramente mais fraca e os relógios funcionam de forma diferente", salientou à BBC Catherine Heymans, diretora do Observatório Real, em Edimburgo, na Escócia.
O tempo é medido na Terra por centenas de relógios atómicos colocados à volta do planeta, que medem o estado energético variável dos átomos para registar o tempo ao nanossegundo. Se fossem colocados na Lua, em 50 anos estariam a funcionar um segundo mais depressa.
"Um relógio atómico na Lua terá um ritmo diferente de um relógio na Terra", explica Kevin Coggins, responsável pelas comunicações e navegação da Nasa. "Faz sentido que quando se vai para outro corpo, como a Lua ou Marte, cada um tenha o seu próprio ritmo cardíaco", acrescentou.
Mas a Nasa não é a única a tentar criar o tempo lunar. A Agência Espacial Europeia (ESA, na siga em inglês) também está a desenvolver um novo sistema de tempo para a Lua. Um tema que exigirá um acordo entre os países e um organismo de coordenação centralizado - atualmente, esta tarefa cabe ao Gabinete Internacional de Pesos e Medidas (International Bureau of Weights and Measures), um organismo intergovernamental com 64 países membros (incluindo Portugal), sedeado nos arredores de Paris.
Atualmente, na Estação Espacial Internacional é utilizado o Tempo Universal Coordenado (UTC, na sigla em inglês), uma vez que a órbita é baixa. O UTC é o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo e corresponde à hora de inverno de Portugal continental (ou seja, neste momento o UTC é equivalente a menos uma hora do que em Portugal continental).
Os EUA querem que o Tempo Lunar Coordenado seja uma realidade em 2026, a tempo da sua missão tripulada à Lua. A Artemis-3 será a primeira missão norte-americana a regressar à superfície da Lua desde a Apollo 17, em 1972.