Os Estados Unidos serão "um parceiro disponível" na questão nuclear iraniana se o novo presidente do Irão Hassan Rohani assumir um compromisso "substancial e sério" e cumprir as suas obrigações internacionais, afirmou a Casa Branca, num comunicado.
Corpo do artigo
"A investidura do presidente [Hassan] Rohani representa uma oportunidade para o Irão agir rapidamente para acalmar as profundas preocupações da comunidade internacional em relação ao seu programa nuclear", referiu o comunicado da administração norte-americana, divulgado no dia em que o novo chefe de Estado iraniano fez o seu primeiro discurso perante o Parlamento, após ter sido investido.
"Se o novo Governo escolher comprometer-se de forma substancial e séria para cumprir com as suas obrigações internacionais e encontrar uma solução pacífica para este problema, os Estados Unidos serão um parceiro disponível", indicou a nota da Casa Branca.
Felicitando o povo iraniano "por ter feito ouvir a sua voz", a administração norte-americana "observa que o presidente Rohani reconheceu que a sua eleição foi um apelo à mudança dos iranianos".
"Esperamos que o novo Governo tenha em consideração a vontade dos eleitores ao fazer escolhas que melhorem a vida dos iranianos", concluiu Washington.
A comunidade internacional suspeita da natureza do programa nuclear iraniano, afirmando que Teerão tem ambições bélicas e pretende adquirir armas atómicas.
O regime iraniano, que é alvo de sanções por parte da ONU e da União Europeia, sempre recusou tais acusações, salientando o caráter civil e pacífico do programa.