Eurocético Farage forma grupo no Parlamento europeu com dissidente da Frente Nacional
O eurocético britânico Nigel Farage anunciou, esta quarta-feira, a formação de um grupo no Parlamento europeu após a adesão de uma dissidente da Frente Nacional francesa.
Por sua vez, a presidente da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, deverá ter condições para anunciar em breve a formação do seu próprio grupo, devido à adesão dos eleitos polacos do KNP e do eurodeputado búlgaro do VMRO, uma formação ultranacionalista, indicou à agência noticiosa AFP uma fonte em Bruxelas.
"Estou muito satisfeito pela formação deste grupo com outros deputados e comprometemo-nos a ser a voz do povo", anunciou, em comunicado, o chefe do Ukip, Nigel Farage.
"Seremos a vanguarda para o restabelecimento da liberdade, da democracia nacional e da prosperidade na Europa", adiantou.
O grupo EFD (Europa, liberdade, democracia) garante 48 eurodeputados, incluindo Joëlle Bergeron, eleita em França nas listas da FN, mas que recusou ceder o seu lugar, apesar das pressões da direção do partido.
O EFD reúne os eleitos de sete países, o mínimo exigido para formar um grupo político no Parlamento europeu. Os 24 deputados do Ukip constituem o núcleo do grupo, que também integra os 17 eleitos italianos do Movimento 5 estrelas de Beppe Grillo.
A data limite para a formação dos grupos foi fixada para 23 de junho.
