Eurodeputada francesa visita hoje bairros de Badalona, palco de polémica com romenos
Uma eurodeputada francesa visita hoje,sexta-feira, bairros da localidade espanhola de Badalona (Catalunha) onde habita uma comunidade cigana romena e que em Abril foram centro de polémica depois do PP espanhol ter distribuído folhetos vinculado imigração e delinquência àquela etnia.
Corpo do artigo
Marie Therese Sánchez-Schmid, do UMP (partido do presidente francês Nicolas Sarkozy), será acompanhada na visita pelo líder do PP e ex-alcaide de Badalona, Xavier García Albiol, do Partido Popular, e pelo eurodeputado do PP Santiago Fisas.
Albiol esteve no centro da polémica em abril depois de ter distribuído pela região folhetos em que vinculava diretamente imigração e delinquência à comunidade romena, especialmente de etnia cigana.
Em declarações em Abril, que levaram o PP nacional a ter que pedir desculpas públicas, Albiol afirmou repetidamente que os ciganos romenos só tinham ido para Espanha para cometer crimes.
Um folheto que Albiol e a presidente do PP na Catalunha, Alicia Sánchez Camacho distribuíram em vários comícios, inclui termos como "insegurança, sujidade, delinquência e falta de civismo", relacionando-os com a comunidade cigana.
"Pode haver um ou outro cigano romeno que viva do ferro velho, mas a maioria rouba e é responsável por quase todos os delitos que se cometem na região", insistiu.
Os folhetos incluíam mesmo uma fotografia de um cartaz com a frase "não queremos romenos".
A câmara de Badalona emitiu já um comunicado sobre a visita da eurodeputada francesa, referindo que esta "está pouco informada" por incluir na sua própria página web pessoal que vai a Espanha "visitar um acampamento de ciganos para constar melhor as dificuldades em que se encontram".
"Se realmente a eurodeputada vem a Badalona para visitar um acampamento de romenos, deve saber que não vai encontrar nenhum nesta cidade", refere o comunicado.