O repatriamento de centenas de ciganos de França para a Roménia e Bulgária será um dos principais temas em debate da primeira sessão plenária do Parlamento Europeu depois das férias do verão.
Os eurodeputados vão discutir, na terça-feira, com a Comissão Europeia a eventual violação por parte de Paris das regras europeias sobre liberdade de circulação e direitos fundamentais e a assembleia votará uma resolução sobre este assunto no dia seguinte, quarta-feira.
A França expulsou em Agosto cerca de um milhar de ciganos que viviam em acampamentos ilegais, o que gerou uma onda se contestação no próprio país e diversas críticas internacionais.
Na terça-feira de manhã, o presidente da Comissão Europeia vai estrear no Parlamento Europeu os debates sobre "o estado da União".
No discurso que inicia o debate, José Manuel Durão Barroso deverá fazer o balanço do ano em curso e delinear as prioridades para os próximos 12 meses.
No mesmo dia, o Parlamento Europeu vai votar um relatório do eurodeputado do Bloco de Esquerda Miguel Portas sobre o financiamento e o funcionamento do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização.
O eurodeputado português defende que o tempo requerido para a mobilização deste fundo deve ser reduzido a metade, propondo várias medidas de simplificação e de flexibilização do processo de aprovação dos apoios.
Várias centenas de trabalhadores despedidos em Portugal, principalmente por multinacionais, já beneficiaram de pedidos de intervenção no âmbito deste fundo europeu.
Na sessão plenária da próxima semana, também será debatida a ajuda europeia às vítimas das inundações no Paquistão, prevendo-se que os eurodeputados peçam uma melhor coordenação e maior visibilidade no terreno desses apoios.
