O Governo alemão afirmou hoje que vários países europeus estão a convocar os embaixadores sírios e a avaliar novas sanções contra a Síria, caso a repressão contra os manifestantes seja mantida pelas autoridades de Damasco.
Corpo do artigo
Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, Andreas Peschke, indicou que o embaixador sírio em Berlim foi hoje convocado pelo ministério no âmbito de "uma ação concertada europeia". A mesma fonte, citada pela agência de notícias americana Associated Press, referiu que os representantes europeus vão expor aos diplomatas sírios as sanções já impostas pela União Europeia (UE), mas também advertir que "um segundo pacote de sanções irá também incluir a liderança síria".
A medida será discutida muito em breve caso a Síria não faça as alterações necessárias, reforçou o mesmo responsável.
Os 27 Estados-membros da UE decidiram na semana passada aplicar um primeiro pacote de sanções contra 13 membros do regime sírio, mas sem abranger o Presidente sírio, Bachar al-Assad.
As sanções incluem o congelamento de bens e a proibição de vistos.