Um ex-espião russo foi hospitalizado em Salisbury, no sudoeste de Inglaterra, após ter sido intoxicado ao entrar em contacto com uma substância desconhecida.
Corpo do artigo
De acordo com a cadeia televisiva britânica BBC, a vítima é Sergei Skripal, um antigo agente russo, condenado pelo seu país por espiar para o Reino Unido.
Skripal, 66 anos, foi encontrado inconsciente, junto a uma mulher de 30 anos, no chão de um centro comercial no domingo.
Citada pela agência AP, a polícia local disse, esta segunda-feira em comunicado, que ambos estão "num estado crítico" e em terapia "intensiva", acrescentando que ainda não é possível "determinar se foi cometido um crime".
Os médicos confirmam que ainda não foi detetada a substância que causou a intoxicação.
O ex-coronel dos serviços de informação russos foi sentenciado a 13 anos de prisão em 2006 por transmitir informações secretas ao Reino Unido.
Em 2010, Skripal foi um dos quatro condenados a quem foi garantido perdão e a transferência para as ilhas britânicas, naquela que foi apelidada como a maior troca de espiões desde a Guerra Fria.
A BBC assinalou as semelhanças entre o caso e o de Alexander Litvinenko, que em 2006 morreu depois de ingerir chá contaminado com polónio radioativo.
Uma investigação pública concluiu, em 2016, que a morte de Litvinenko foi um assassínio cometido "provavelmente" com a aprovação do presidente russo, Vladimir Putin.