A ex-primeira-dama dos EUA Rosalynn Carter, mulher do ex-presidente Jimmy Carter, começou a ser receber a cuidados paliativos em casa aos 96 anos.
Corpo do artigo
Jimmy e Rosalynn Carter “estão a passar tempo um com o outro e com a família”, disse a organização Carter Center, em comunicado, solicitando privacidade.
Rosalynn Carter foi diagnosticada com demência em maio, enquanto o marido, de 99 anos, está sob cuidados paliativos desde fevereiro. O casal celebrou o 77.º aniversário de casamento em julho.
Jimmy Carter foi presidente dos EUA entre 1977 e 1981. Desde que deixou a Casa Branca, o casal continuou ativo, realizando trabalho humanitário através do Carter Center. Moram na mesma casa em Plains, Geórgia, a pequena cidade onde nasceram, casaram e viveram antes do início da carreira política de Carter.
Rosalynn Carter tem sido uma grande defensora do tratamento e cuidados de saúde mental, com foco na redução do estigma contra a doença mental. Como primeira-dama, foi presidente honorária da Comissão Presidencial de Saúde Mental e ajudou a aprovar um projeto de lei para aumentar os gastos com serviços de saúde mental para comunidades desfavorecidas. Depois de deixar o cargo, fundou o Instituto Rosalynn Carter para Cuidadores, que oferece apoio, investigação e financiamento para norte-americanos que cuidam de familiares idosos.