O ex-primeiro-ministro da Noruega Jens Stoltenberg foi, esta sexta-feira, nomeado secretário-geral da NATO, sucedendo ao dinamarquês Anders Fogh Rasmussen num momento chave para a Aliança militar.
Corpo do artigo
"Stoltenberg assumirá funções como secretário-geral a partir de 1 de outubro de 2014, quando expira o mandato de Fogh Rasmussen depois de cinco anos e dois meses à frente da Aliança", anunciou a NATO em comunicado.
Economista de formação e opositor declarado da existência da NATO quando jovem, Stoltenberg assume o comando da Aliança Atlântica de 28 países numa altura de preocupação na Europa e nos Estados Unidos sobre a anexação da Crimeia e a concentração de tropas russas junto à fronteira com a Ucrânia.
"Conheço Jens Stoltenberg há muitos anos e sei que é o homem certo para construir sobre o historial de força e êxito", escreveu Rasmussen na sua conta na rede social Twitter.
Como primeiro-ministro (2005-2013), Stoltenberg, líder do partido Trabalhista da Noruega, na oposição, tornou-se conhecido como um facilitador de consensos.
A sua nomeação foi decidida por consenso pelo Conselho do Atlântico Norte.