O exército iraquiano recuperou o controlo de Tikrit, capital da província de Salahedin, após combates com os rebeldes sunitas que tomaram a cidade de assalto na quarta-feira, informou a televisão oficial, Al Iraquiya.
Corpo do artigo
O edifício do governo de Tikrit foi libertado por forças especiais, que mataram 19 rebeldes durante os confrontos, desconhecendo-se o número de baixas nas fileiras governamentais, segundo a mesma fonte, citada pela agência noticiosa Efe.
Depois de expulsar da cidade os insurretos, liderados pelo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EEIL), as tropas lançaram uma ofensiva contra os postos que estes ocupavam noutras zonas de Salahedin.
A televisão estatal adiantou ainda que "um grande número de terroristas do EIIL" morreram nos bombardeamentos da aviação iraquiana contra os seus alvos em Tikrit.
Tikrit, cidade natal do falecido ditador Saddam Hussein, situa-se a 160 quilómetros a noroeste de Bagdade, o próximo objetivo declarado do EIIL. Não é ainda claro se os rebeldes chegaram a dominar completamente a cidade, já que, embora tenham tomado edifícios e forçado as tropas a retirarem-se de algumas zonas, os combates nunca cessaram.
Os jihadistas controlaram, na terça-feira passada, a segunda cidade do país, Mossul, capital da província de Nínive, localizada a cerca de 400 quilómetros a norte de Bagdade, num avanço sem precedentes no território iraquiano.
Além de controlar Nínive, avançaram até às províncias de Kirkuk e Salahedin, onde ocuparam também várias zonas.