Exército israelita avisa hospitais e grupos de ajuda no norte de Gaza para prepararem saída
As forças armadas israelitas anunciaram, esta quinta-feira, que informaram o pessoal médico e as organizações humanitárias no norte de Gaza para começarem a preparar planos de evacuação no âmbito da ofensiva militar para tomar o controlo da área.
Corpo do artigo
Autoridades militares israelitas informaram esta semana "autoridades médicas e organizações internacionais no norte da Faixa de Gaza para se prepararem para a retirada da população para o sul da Faixa de Gaza", segundo o comunicado divulgado pelos militares, noticiado pela agência France Press.
O anúncio surge depois de o Ministério da Defesa ter aprovado uma ofensiva para ocupar a cidade de Gaza e ordenado a mobilização de cerca de 60 mil reservistas, aumentando os receios de que a ofensiva agrave a já catastrófica crise humanitária na Faixa de Gaza.
Leia também Defesa aprova plano para ocupar Gaza e mobiliza 60 mil reservistas
De acordo com o comunicado, os militares informaram as entidades de saúde em Gaza para começarem a fazer planos para transferir o equipamento hospitalar para o sul.
"Os oficiais sublinharam aos responsáveis médicos que estão a ser feitos ajustes na infraestrutura hospitalar no sul da Faixa para receber os doentes e feridos, juntamente com um aumento na entrada do equipamento médico necessário", refere o comunicado.