Onze crianças e um professor foram hospitalizados após uma explosão causada por uma experiência científica, realizada ao ar livre sob ventos fortes, correr mal na escola primária Manly West, em Sidney. Dois dos alunos da turma do quinto ano sofreram queimaduras graves no rosto e no peito, após terem misturado bicarbonato de sódio e álcool desnaturado num teste conhecido como "o verme".
Corpo do artigo
Um dos alunos que sofreu queimaduras graves foi transportado de helicóptero para o hospital infantil de Westmead, enquanto a outra criança foi transportada de ambulância para o mesmo hospital. Os restantes alunos e o professor foram levados para os hospitais Royal North Shore e Northern Beaches com queimaduras superficiais.
Os alunos do quinto ano participaram numa demonstração científica para criar uma "cobra negra" ou "verme" com bicarbonato de sódio, uma mistura de açúcar e álcool desnaturado.
O supervisor interino de ambulâncias Phil Templeman afirmou que a experiência científica decorreu no exterior do campo desportivo da escola e que "os ventos fortes afetaram a experiência e espalharam alguns dos materiais", segundo o jornal "The Guardian".
A ministra da Educação do estado de Nova Gales do Sul, Sarah Mitchell, agradeceu aos funcionários da escola por agirem rapidamente e fornecer os primeiros socorros. Para além disso, afirma que o governo irá fornecer todos os recursos de que a comunidade escolar precisar nos próximos dias, incluindo aconselhamento.
Mitchell acrescentou ainda que "as investigações sobre o incidente serão realizadas pelas autoridades, incluindo o Departamento de Educação e a polícia de Nova Gales do Sul" e que o organismo responsável pela supervisão da segurança foi notificada e realizará a sua própria investigação.