Explosões de gasodutos em Taiwan, na quinta-feira, fizeram pelo menos 25 mortos e 267 feridos, segundo o último balanço oficial. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Várias explosões de gasodutos em Kaohsiung, uma cidade portuária no sul de Taiwan fizeram, pelo menos, 25 mortos e 267 feridos, segundo o último balanço da agência nacional de luta contra incêndios. O balanço anterior dava conta de 24 mortos e 270 feridos. Os feridos foram transportados para vários hospitais, na maioria dos casos devido a queimaduras.
[youtube:tQ8i0Gjwd5s]
Imagens captadas por vídeos amadores mostram colunas de fumo a sair da estrada e em seguida explosões que abriram crateras solo.
"Morri de medo", ouve-se num dos vídeos. "Foi como um bombardeamento", descreveu a testemunha, citada pela agência France Presse.
As fugas de gás começaram às 20.46 horas de quinta-feira (13.46 em Portugal continental) e às 23.59 (16.59 horas em Portugal continental) ocorreram múltiplas explosões numa zona de dois a três quilómetros quadrados, segundo dados do serviço nacional de bombeiros de Taiwan citados pela agência Efe.
As explosões, que se estima terem sido provocadas por fugas de gás nos gasodutos subterrâneos, foram poderosas o suficiente para destruir carros e esventrar estradas pavimentadas, descreve a AFP. Na sequência das explosões, uma vala aberta ao longo de uma estrada "engoliu" carros de bombeiros e outros veículos.