Uma série de explosões num silo de secagem de grãos de uma cooperativa em Palotina, no estado do Paraná, matou pelo menos oito pessoas – sete haitianos e um brasileiro –, esta quarta-feira. Há onze feridos, nove deles graves, e uma pessoa continua desaparecida.
Corpo do artigo
As explosões, cuja causa não é conhecida por agora, aconteceram na tarde de quarta-feira num túnel de transporte de grãos da cooperativa C.Vale, no município de Palotina, no Oeste do Paraná, na região Sul do Brasil. Outros dois silos foram parcialmente destruídos também, segundo os bombeiros, citados pelo portal "UOL".
Pelo menos oito pessoas morreram – um funcionário da cooperativa e sete membros do sindicato. Sete das vítimas fatais são haitianas e uma é brasileira, com idades entre os 24 e os 55 anos. Outros onze ficaram feridos – nove em estado grave, de acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná.
"As vítimas estavam no subsolo, nesse túnel, e a estrutura veio abaixo por conta da explosão", afirmou o capitão Rodrigues, em declarações reproduzidas pelo TV Globo. Os funcionários da C.Vale faziam a manutenção do silo no momento do acidente. "Provavelmente elas foram atingidas pela onda de choque que se propaga no momento da explosão e acabaram morrendo", acrescentou.
Uma pessoa continua desaparecida. "A retirada do milho é realizada de maneira mecânica, de forma lenta e gradual e não será interrompida até ao encerramento da operação", garantiram as autoridades, em declarações reproduzidas pelo mesmo portal. Antes de começarem as buscas, no entanto, as equipas de resgate tiveram que escorar o silo, que tinha o risco de ruir.
Os bombeiros, chamados ao local do acidente cerca de dez minutos depois do ocorrido, utilizaram um efetivo de mais de 35 socorristas, 11 veículos e cães de cidades da região. O Governo paranaense enviou ainda, na noite de quarta-feira, dois aviões, 14 bombeiros da equipa especializada Grupo de Operações de Socorro Tático e dois cães.
Tremores e vidros partidos
Moradores relataram tremores a oito quilómetros do local da explosão, além de vidros que se partiram nas suas casas. Um vídeo de uma câmara de segurança divulgado pelo portal da Globo regista três barulhos de explosão seguidos.
"No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas", afirmou a empresa, em comunicado reproduzido pelo site "G1". A C.Vale é a quinta maior cooperativa em vendas no Sul do Brasil e a segunda maior do estado Paraná.