
Foto: Michael Förtsch / unsplash
A Polícia finlandesa informou, esta terça-feira, que recebeu mais de 100 dicas depois de ter pedido informações sobre uma família de 10 pessoas desaparecida há mais de um ano. Suspeita-se que os pais tenham fugido com os filhos, que estavam sob os cuidados dos serviços de assistência à infância.
A família, constituída pelo pai, a mãe grávida na altura e sete crianças nascidas entre 2007 e 2021, desapareceu a 15 de maio de 2024 na região de Ostrobótnia, no oeste da Finlândia, onde vivia.
A Polícia suspeita que os pais tenham levado os filhos, que no momento do desaparecimento estavam sob os cuidados dos serviços locais de assistência à infância, e os tenham fugido numa carrinha. A família pode ter abandonado o país e as autoridades emitiram um mandado internacional contra eles. A Polícia está também a cooperar com as autoridades de outros países nórdicos.
A Polícia local notificou o público e solicitou informações sobre o caso invulgar, que fez manchetes em todo o país. Esta terça-feira, quase uma semana depois de o caso ter sido tornado público, a Polícia recebeu mais de 100 dicas. "Foram realizadas buscas em alguns locais, mas até à data não produziram quaisquer resultados", disse o investigador-chefe, Tony Rauma, em comunicado na terça-feira.
A família não deixou qualquer vestígio físico ou digital, levando a Polícia a suspeitar que alguém com algum parentesco com a família os possa estar a esconder. "São necessários recursos para sustentar uma família de 10 pessoas, e a Polícia suspeita que se tenha formado uma rede de apoio de algum tipo em torno da família", remataram as autoridades finlandesas.
