Treinador espanhol e três filhos morrem em naufrágio de barco turístico na Indonésia

Fernando Martín Carreras, de 44 anos, desapareceu com três dos seus filhos
Foto: X
Um homem e três menores, todos de nacionalidade espanhola, morreram depois de um barco turístico ter naufragado no mar agitado na Indonésia. Segundo a imprensa espanhola, trata-se do ex-futebolista e treinador da equipa feminina B do Valência, Fernando Martín Carreras, e três dos seus filhos, dois rapazes e uma rapariga, com idades entre os nove e os 12 anos.
A embarcação transportava 11 pessoas quando se afundou no Estreito da Ilha de Padar, perto do popular destino turístico de Labuan Bajo, na noite de sexta-feira, segundo a agência de notícias estatal Antara. A mulher de Fernando Martín Carreras, Andrea Ortuño, e uma das filhas estavam entre as sete pessoas resgatadas, juntamente com quatro tripulantes e um guia turístico, segundo a equipa de busca.
Em declarações à "Cadena Ser", o avô dos menores desaparecidos explicou que a família é composta por oito membros: o casal e seis filhos. Duas das crianças não viajaram com a família para o país asiático por serem muito novas. Segundo Ortuño, a família navegava em direção à Ilha de Komodo no momento do incidente, depois de ter passado alguns dias em Bali. Indicou ainda que as autoridades conseguiram resgatar a filha, a mãe das crianças, e a neta mais nova. O genro, de 44 anos, e as outras três crianças, com idades entre os nove e os 12 anos, continuam desaparecidos.
Buscas continuam este sábado (Foto AFP)
O porta-voz da família acrescentou que um parente já está a viajar para a Indonésia e expressou gratidão pelo apoio das autoridades, embora tenha admitido que lhe disseram que as hipóteses de encontrar os desaparecidas com vida são baixas.
Ondas até três metros
O coordenador da missão, Fathur Rahman, disse que a equipa encontrou destroços e partes do casco da embarcação perto do local do naufrágio. No entanto, as buscas em Padar foram dificultadas pelas condições meteorológicas e marítimas adversas. A autoridade portuária de Labuan Bajo atribuiu o naufrágio às ondas altas de até três metros. "Isto dificultou a realização da busca inicial", disse o chefe da autoridade portuária, Stephanus Risdiyanto, à agência.
Um vídeo divulgado pela Agência Nacional de Busca e Salvamento mostrava equipas de emergência com fardas azuis a ajudar pessoas, algumas descalças, a sair de um barco insuflável laranja e a chegar à costa. Outras imagens mostravam pessoas com coletes salva-vidas sentadas num barco de resgate e uma embarcação semelhante a levantar salpicos enquanto navegava pelas ondas no escuro.
Sebuah kapal wisata yang membawa 11 orang tenggelam di Selat Pulau Padar, kawasan wisata Labuan Bajo, Nusa Tenggara Timur, pada Jumat malam. Dalam insiden tersebut, seorang warga negara Spanyol dan tiga anaknya dinyatakan hilang, sementara tujuh orang lainnya berhasil... pic.twitter.com/bPKUGRb23G
- Pikiran Rakyat (@pikiran_rakyat) December 27, 2025
Os acidentes marítimos ocorrem regularmente na Indonésia, um arquipélago do Sudeste Asiático com cerca de 17 mil ilhas, frequentemente devido a fracas normas de segurança e ao mau tempo.
Luto no Mundo do futebol
O mundo do futebol expressou a sua tristeza pela tragédia. O Valencia CF manifestou profundo pesar pelo desaparecimento e presumida morte de Fernando Martín Carreras, de 44 anos, bem como dos três filhso desaparecidos. "O Valencia CF está profundamente consternado com o falecimento de Fernando Martín, treinador da equipa feminina B do Valencia CF, e de três dos seus filhos num trágico acidente náutico na Indonésia, conforme confirmado pelas autoridades locais. O clube deseja estender o seu apoio e condolências à sua família, amigos e colegas do Valencia CF, da equipa feminina do Valencia CF e da Academia do VCF neste momento difícil", afirmou o clube, em comunicado.
El Valencia CF está profundamente consternado tras el fallecimiento de Fernando Martín, entrenador del Valencia CF Femenino B, y tres de sus hijos en un trágico accidente de barco sufrido en Indonesia, tal y como han confirmado las autoridades locales.
- Valencia CF (@valenciacf) December 27, 2025
Desde el Club queremos... pic.twitter.com/fqP1isEXvM
No regresso aos treinos, as jogadoras do Valência realizaram um minuto de silêncio em memória de Fernando Martín e dos três filhos.
En su regreso a los entrenamientos, la plantilla del @valenciacf ha guardado un respetuoso minuto de silencio en recuerdo de Fernando Martín, entrenador del Valencia CF Femenino B, y de tres de sus hijos, fallecidos en un trágico accidente de barco en Indonesia.
- Valencia CF (@valenciacf) December 27, 2025
DEP pic.twitter.com/IM2qtYH18L
Também o Real Madrid apresentou as condolências à família. "O Real Madrid deseja expressar a sua profunda tristeza pelo sucedido e apresentar as mais sinceras condolências e apoio à sua esposa, Andrea, e à sua filha, Mar, neste momento incrivelmente difícil", declarou o clube. "Apresentamos também as nossas condolências a toda a família e entes queridos, bem como a toda a família do Valência CF. Fernando Martín faleceu aos 44 anos, e os seus filhos tinham 12, dez e nove anos. Que descansem em paz".
"O FC Barcelona deseja expressar as suas mais profundas condolências. Enviamos todo o nosso apoio e carinho à família e aos amigos, bem como a toda a família do Valência CF, neste momento incrivelmente difícil", declarou, por sua vez o Barcelona.
"Todo o nosso apoio e conforto à família e aos amigos de Fernando Martín. Que descanse em paz", acrescentou o Levante UD.

