Uma família de nónuplos, nove irmãos gémeos nascidos de uma só gravidez, regressou ao Mali depois de ter passado os primeiros 19 meses de vida em Marrocos.
Corpo do artigo
Os gémeos, que entraram para o Livro de Recordes do Guinness, são cinco meninas e quatro meninos que nasceram de cesariana, às 30 semanas, de uma gravidez, e conseguiram sobreviver.
Os bebés pesavam entre 450 e 900 gramas quando nasceram em Marrocos, depois de a mãe ser levada para fora do Mali, num processo que até envolveu o presidente maliano, Bah Ndaw, por este país não ter cuidados médicos que permitissem garantir a segurança de mãe e crianças.
A família, que é um caso raro de sucesso, já que na maioria das gestações deste género nem todos os bebés sobrevivem, passou o primeiro ano e meio de vida em Marrocos, no hospital e em cuidados médicos que impediram o regresso a casa, algo que só aconteceu agora, como conta a BBC.
Depois de regressar à capital Bamako, na terça-feira, o pai das crianças agradeceu toda a ajuda financeira que recebeu do governo do Mali. O ministro da saúde Diéminatou Sangara garantiu que os nónuplos vão continuar a ser apoiados pelo Estado.
A mãe dos bebés, Halima Cissé, de 27 anos, teve as meninas, Kadidia, Fatouma, Hawa, Adama e Oumou, e os meninos, Mohammed VI, Oumar, Elhadji e Bah, em maio de 2021.
V_pME6JqGwk