Família que morreu na queda de avião na Índia ia começar uma vida nova em Londres
O casal de médicos Pratik Joshi e Komi Vyas embarcou com os três filhos, na quinta-feira, no voo da Air India preparados para começar uma vida nova em Londres, no Reino Unido. Minutos depois, o Boeing 787 despenhou-se, pondo um ponto final abrupto nos sonhos da família.
Corpo do artigo
A família de Praik Joshi e Komi Vyas está entre as vítimas do acidente aéreo da Air India, no qual morreram mais de 240 pessoas na quinta-feira, quando um Boeing 787 com destino a Gatwick se despenhou pouco depois da descolagem em Ahmedabad, no oeste da Índia.
Pratik Joshi vivia em Londres há seis anos e era radiologista no Royal Derby Hospital. A mulher, Komi Vyas, uma respeitada médica do Pacific Hospital em Udaipur, tinha-se demitido do emprego dois dias antes da viagem, pronta para se mudar e reunir a família para sempre. Os seus filhos, os gémeos Nakul e Pradyut, de cinco anos, e a filha Miraya, de oito, estavam entusiasmados com a nova vida que os esperava no estrangeiro.
A última fotografia de família, tirada a bordo do avião que se despenharia daí a uns minutos, mostra os pais sorridentes com os filhos, sem saberem o que estava prestes a acontecer.
Numa publicação nas redes sociais, um porta-voz do Templo Hindu de Derby, em Pear Tree, disse que estavam a rezar "para dar forças à família enlutada para suportar esta imensa perda". "É com profundo pesar que informamos que o Dr. Pratik Joshi e a sua família estavam a bordo do voo da Air India que se despenhou tragicamente a caminho de Ahmedabad para Londres. O Dr. Joshi, radiologista no Royal Derby Hospital, que vivia em Derby, era devoto do nosso Mandir e apoiou-nos com o seu sincero serviço e dedicação", lê-se na publicação.
"A família mais simpática do Mundo"
Quando se soube da morte da família, foram muitos os familiares e amigos que prestaram homenagem. O casal era admirado não só pelos seus feitos profissionais, mas também pela sua cordialidade e valores progressistas. "Toda a cidade está de luto", disse um amigo próximo da família ao "News18", descrevendo-os como "um casal afetuoso e ambicioso que queria o melhor para os seus filhos".
Neil Ryan, de 42 anos, antigo vizinho da família, descreveu-a, à emissora britânica BBC, como "a família mais simpática do Mundo". "A família era realmente modesta, pessoas genuinamente gentis, honestamente. É de partir o coração", lamentou.
Ryan contou que a família mudou-se para a casa ao lado e viveu lá durante alguns anos até a mulher e os filhos regressarem à Índia e o homem mudar de casa. "Quando se foram embora, ele apareceu com um saco enorme de guloseimas, uma garrafa de gin, bolos, chá, tudo", recordou. "Eram maravilhosos".
Por sua vez, Mario Dimitrio Donadio, radiologista substituto que trabalhou com Joshi, descreveu o ex-colega como um "profissional muito bom". "Sempre foi muito alegre, tinha uma personalidade alegre, sempre brilhante e radiante", disse Donadio. "O mundo está perdido por perder pessoas como ele".
O University Hospitals of Derby and Burton (UHDB) NHS Foundation Trust declarou estar "profunda e profundamente triste" com a morte de Joshi e da família. "Pratik não era só um excelente médico para quem nada era demasiado problema, mas também um homem afetuoso, sorridente e gentil, um membro extremamente querido e valorizado da equipa", afirmou Stephen Posey, diretor executivo do UHDB.
Joshi mudou-se da Índia para Derby em 2021 e trabalhou no UHDB durante quatro anos.
Rajeev Singh, radiologista consultor do UHDB, disse que Joshi era "cheio de alegria" e "um radiologista excecional". "Ele entretinha frequentemente os colegas com histórias sobre as suas paixões fora do trabalho, incluindo o seu recém-descoberto amor por 'fish and chips' e o seu entusiasmo por caminhadas no Peak District. Tocou a vida de muitas pessoas, tanto através do seu trabalho clínico como colega e amigo de muitas pessoas", rematou.