Chegam este domingo a Lisboa os 20 feridos civis líbios evacuados por uma equipa médica do Exército e da Força Aérea Portuguesa na sequência de um pedido do governo interno daquele país.
Corpo do artigo
O Hércules C-130 sairá de Trípoli pelas 16 horas e deverá aterrar no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, cerca de quatro horas mais tarde.
Estes civis, feridos durante a revolta que culminou na deposição e morte de Muammar Kadafi, estavam hospitalizados na capital Líbia e em Misrata.
Como o JN tinha já noticiado, metade dos pacientes será internada no hospital da Estrela (Exército), para cirurgias do foro ortopédico, e os restantes no hospital do Lumiar (Força Aérea), para serem submetidos a cirurgias plásticas.
A bordo do Hércules C-130, que partiu da Base Aérea do Montijo na passada quinta-feira, viajaram três elementos do Exército (um ortopedista, um neurocirurgião e um enfermeiro especialista em reabilitação) e três elementos da Força Aérea (um internista, um cirurgião-geral e um enfermeiro). A acompanhá-los foi o embaixador líbio acreditado em Portugal.
Além destes 20 feridos evacuados, as equipas médica e de enfermeiros observaram mais 100 pessoas internadas num hospital perto de Trípoli.
Os custos desta operação, incluindo do repatriamento dos civis quando tiverem alta médica, serão suportados pelas autoridades líbias.