
Carlos Jasso/Reuters
A FIFA vai tentar minimizar o número de lugares vazios nos estádios do Campeonato do Mundo de futebol 2014, no Brasil, através de medidas que visem garantir que os patrocinadores usam de facto os bilhetes oferecidos.
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A determinação da FIFA surge depois se serem visíveis grandes blocos de cadeiras vazias tanto no Mundial2010 da África do Sul como no Euro2012 da Polónia e Ucrânia, situação atribuída aos patrocinadores e ao facto de não usarem a totalidade dos bilhetes que lhes foram atribuídos.
No Brasil2014, os parceiros da FIFA terão de nomear os destinatários dos bilhetes dois a três dias antes dos jogos.
"Não podem apenas dizer que as pessoas aparecem e depois ninguém vem. Os ingressos serão entregues apenas no próprio dia. Assim poderemos realocar os que sobram", explicou o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil.
O problema alastrou-se igualmente aos Jogos Olímpicos Londres2012, pois houve público que não conseguiu assistir a eventos apesar dos lugares livres.
"Estamos preocupados pelas não comparências. Isto é claro, pois não parece bem. Sobretudo quando se anuncia ao mundo que não há bilhetes e depois vê-se na televisão que há muitos lugares livres", reforçou.
O novo sistema vai ser testado já na Taça das Confederações, em junho de 2013, "quando o Brasil mostrar que está apto a receber o Campeonato do Mundo".
"Em certas fases, haverá alertas. Noutros alguns atrasos. Haverá ainda coisas negativas de diferentes pessoas. Mas o Brasil vai estar pronto", vincou Ronaldo, o antigo internacional "canarinho".
O agora elemento do comité organizador afiança que "a organização vai ser perfeita" e espera que seja coroada como sexto título de campeão do Mundo para o Brasil.
"Isso vai ser um incentivo adicional. Uma motivação. Acho que vai ter um impacto positivo. Caso contrário, vou jogar de novo", ironizou.
Os preços dos bilhetes para o Mundial do Brasil vão ser anunciados em novembro.
