
Jair Renan Bolsonaro
EVARISTO SA / AFP
Um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, foi alvo, esta quinta-feira, de uma operação policial por lavagem de dinheiro, segundo confirmou o advogado à AFP.
Admar Gonzaga, advogado de Jair Renan Bolsonaro, afirmou, em comunicado, que foi cumprida uma ordem de busca e "apreensão na residência" do cliente em Balneário Camboriú, Santa Catarina, na qual foram confiscados um telemóvel, um disco rígido e anotações. "Não houve condução de Renan para depoimento ou qualquer outra medida", acrescentou Gonzaga, que manifestou a surpresa do filho do ex-presidente Bolsonaro com a operação policial.
Além do filho de Bolsonaro, de 25 anos, a operação também tem como alvo o seu ex-instrutor de tiro, Maciel Carvalho, principal investigado, segundo a imprensa local.
As autoridades investigam os possíveis crimes de falsificação de documentos, evasão fiscal, além de lavagem de dinheiro.
No total, a polícia cumpriu uma ordem de prisão preventiva e cinco apreensões em Brasília e em Balneário Camboriú esta quinta-feira. Um segundo mandado de prisão não foi cumprido, estando o suspeito foragido das autoridades, informou Leonardo Cardoso, diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado do Distrito Federal (DF).
Sem citar nomes, a Polícia do DF enviou uma nota à AFP na qual garantiu que a investigação "apontou para a existência de uma associação criminosa cuja estratégia para obter indevida vantagem económica passa pela inserção de um terceiro, 'testa de ferro' ou 'laranja', para se ocultar o verdadeiro proprietário das empresas de fachada ou empresas 'fantasmas'".
Como o pai, Jair Renan Bolsonaro, que passou a trabalhar no gabinete de um senador federal por Santa Catarina, tem enfrentado investigações nos últimos tempos. Em dezembro de 2021, a Polícia Federal intimou-o a prestar um depoimento numa investigação por suposto pagamento de propina de empresários para fazer negócios com a administração pública.
Em julho, o pai, Jair Bolsonaro, foi declarado inelegível por oito anos por desinformação sobre o sistema eleitoral, tendo ainda outras investigações em andamento, nomeadamente o suposto desvio de joias recebidas como presente oficial durante o seu governo.
Os outros três filhos do ex-presidente, todos políticos, também foram protagonistas de outras investigações judiciais.
