O Ministério da Defesa da Finlândia denunciou, esta terça-feira, que um avião militar russo violou o espaço aéreo finlandês durante a tarde.
Corpo do artigo
O incidente aconteceu durante a tarde de hoje, ao largo da costa de Porvoo, no sul da Finlândia, a cerca de 50 quilómetros de Helsínquia, precisou em comunicado o Ministério da Defesa.
“Foi aberta de imediato uma investigação sobre a presumível violação do espaço aéreo”, que está confiada à guarda costeira, anunciou em comunicado o ministro da Defesa finlandês, Antti Häkkänen.
Incidentes como este têm sido regulares desde a adesão da Finlândia à Nato, em 2023, após o início da guerra na Ucrânia.
O incidente anterior aconteceu em 23 de maio, na altura a Finlândia acusou dois aviões militares russas de violarem o seu espaço aéreo. Na altura, embaixador russo foi convocado para prestar esclarecimentos.
Em meados de maio, o ministro da Defesa da Finlândia declarou à AFP que o seu país está a “monitorizar e a avaliar de perto as atividades e intenções da Rússia”.
As declarações foram feiras depois de imagens de satélites terem sido publicadas pelo New York Times, onde aparentemente aparece uma expansão de infraestruturas militares russas perto da fronteira.
A Finlândia partilha uma fronteira terrestre de 1340 quilómetros com a Rússia.
Moscovo tem avisado repetidamente a Finlândia para as repercussões da sua adesão à Nato.