A Finlândia bateu um recorde climático com mais de 50 anos, registando o período mais longo de temperaturas acima dos 30°C, informou o Instituto Meteorológico Finlandês esta sexta-feira.
Corpo do artigo
Como Parikkala, no leste da Finlândia, atingiu os 30,3°C antes do meio-dia, isto significa que as temperaturas já subiram até aos 30°C em algumas zonas do país durante 14 dias consecutivos, batendo o anterior recorde de 13 dias consecutivos, registado entre junho e julho de 1972.
"Este é o período mais longo de dias consecutivos com temperaturas acima dos 30°C desde o início dos registos em 1961", escreveu o instituto no X.
O país nórdico está atualmente no meio de um período de clima quente que o instituto descreveu como "excecionalmente longo" em alguns locais.
O meteorologista Ville Siiskonen, do Instituto Meteorológico, disse à AFP que o aquecimento global significa que estes períodos de clima quente serão mais frequentes no futuro, mas o atual período recorde não pode ser atribuído às alterações climáticas sem estudos mais aprofundados. "Os períodos de clima quente serão mais longos e poderão ocorrer em maior número", disse.
O recorde surge um ano depois de a região da Lapónia, no norte da Finlândia, Noruega e Suécia, ter registado o seu verão mais quente em 2000 anos em 2024, com as alterações climáticas a aumentarem a probabilidade de verões excecionalmente quentes cerca de 100 vezes.