Fisiologista português prepara astronautas para missão na Estação Espacial Internacional
O fisiologista português Emiliano Ventura, fundador da MSI Bioperformance, está a preparar astronautas para uma missão na Estação Espacial Internacional. O especialista tem acompanhado o percurso de outros atletas reconhecidos mundialmente.
Corpo do artigo
O fisiologista Emiliano Ventura desenvolveu um programa específico para as exigências físicas e mentais dos voos espaciais humanos, preparando os astronautas para a Missão Ax-4 à Estação Espacial Internacional, prevista para maio deste ano.
Para a nova missão foram criados programas personalizados de treino. O objetivo é melhorar e controlar o desempenho dos astronautas na preparação pré-missão e na sua recuperação pós-missão, garantindo o melhor desempenho físico e cognitivo possível, ao longo de toda a experiência espacial. “Cada missão apresenta desafios únicos que exigem soluções inovadoras. A nossa parceria com a Axiom Space reforça o compromisso inabalável com o avanço da ciência do desempenho humano e do sucesso da exploração espacial”, referiu Emiliano Ventura, citado num comunicado enviado às redações.
A Axiom Space é o principal fornecedor de serviços comerciais de voos espaciais tripulados para a Estação Espacial Internacional e produz fatos espaciais para a Lua e para a órbita terrestre baixa. Além disso, a empresa promove a inovação em microgravidade. “A parceria com a MSI Bioperformance assegura que os nossos astronautas recuperam rapidamente dos efeitos da microgravidade, com apoio personalizado e adaptado a cada membro da tripulação. Esta colaboração não só melhora o bem-estar dos astronautas, como também contribui para o sucesso e segurança globais das nossas missões”, garantiu o diretor do grupo de operações médicas da Axiom Space, Alex Rubin.
O português é reconhecido no mundo desportivo, tendo recentemente renovado contrato com os pilotos Marc e Álex Márquez, para os preparar para as competições do MotoGP. Em Portugal, António Félix da Costa, Tiago Monteiro e Noah Monteiro são também acompanhados pelo fisiologista português.
A Missão Ax-4 pretende sublinhar o papel da colaboração internacional no avanço da exploração espacial, abrindo portas a tripulantes da Índia, da Polónia e da Hungria, que embarcam pela primeira vez numa viagem ao espaço.