Foi à televisão ensinar a bater nas mulheres e é convidado de honra em feira de Milão
Num vídeo publicado no YouTube em setembro do ano passado, é possível ver o imã Jassem Al-Mutawa, do Kuwait, a explicar, num programa de televisão, como se deve bater nas mulheres. Agora é um dos convidados de honra da Feira da Esperança de Milão, um evento organizado pela ONG internacional Islamic Relied, que fornece ajuda humanitária em todo o mundo.
Corpo do artigo
O convite a Jassem Al-Mutawa está a gerar polémica em Itália, a menos de um mês da feira em Milão, que vai decorrer nos dias 20 e 21 de abril, uma vez que o clérigo muçulmano está associado ao programa de televisão em que apareceu a ensinar técnicas que os homens deveriam usar para bater nas mulheres, como forma de as disciplinar sem humilhar.
M6693CXsD8g
A notícia foi publicada pelo jornal italiano "Il Giornale", depois de uma denúncia do especialista em assuntos islâmicos Lorenzo Vidino, que viu o cartaz do evento e chamou a atenção para o nome de Jassem Al-Mutawa, conhecido pelo referido programa.
No vídeo, produzido pela MEMRI-TV, canal ligado à extrema-direita de origem israelita e baseado em Washington, nos EUA, o imã afirma que "um marido que bate na mulher por vingança ou maldade comete um pecado". "O objetivo da agressão é passar uma mensagem. Dizer 'não estou agradado com o teu comportamento, começa a comportar-te bem'", continuou. "Há outros académicos que dizem que se lhe deve bater com um palito, porque o objetivo de bater não é vingar-se ou ser mau para ela".
"Hoje, os ocidentais criticam-nos por causa de batermos nas mulheres, no Islão. Mas nenhuma mulher muçulmana morreu por causa das agressões do marido. E se isso alguma vez acontece nas nossas sociedades é considerado muito raro e todos os jornais falam disso. Porém, de acordo com as últimas estatísticas da ONU, de 1999-2000, a cada 12 segundos uma mulher é espancada pelo marido nos Estados Unidos. Em alguns casos, estas agressões levam à morte da mulher", acrescentou o clérigo.
O mesmo programa já tinha exibido uma cena onde se ensinava as mulheres a cobrir com maquilhagem as marcas de maus-tratos.
Beppe Sala, presidente da Câmara de Milão, já foi chamado a intervir. A Feira da Esperança junta vários oradores para um conjunto de conferências e inclui concertos, uma feira gastronómica e momentos de oração.