
Foto: Joe Klamar/AFP
Cinco pessoas morreram, esta sexta-feira, na Áustria, das quais quatro em avalanches, atingidas por nevões que provocaram cortes de eletricidade e perturbações nos transportes, com encerramento de troços de autoestradas e interrupção temporária do tráfego no aeroporto de Viena.
Quatro esquiadores perderam a vida no Tirol, devido a avalanches provocadas pelas fortes quedas de neve dos últimos dias e um "homem de 53 anos foi esmagado" por uma máquina de remoção de neve em Linz (norte), indicou a polícia austríaca.
Em Nauders, no Tirol, um esquiador alemão perdeu a vida e o seu filho de 16 anos ficou gravemente ferido numa avalanche.
Na estação de St. Anton, três pessoas perderam a vida, de acordo com um novo balanço, após uma avalanche "gigantesca", segundo o centro de coordenação do Tirol.
As autoridades do Tirol e o serviço de previsão de avalanches apelaram aos aficionados de desportos de inverno para renunciarem a saídas e descidas fora de pista.
Desde o início da temporada de inverno, 21 pessoas já perderam a vida devido a avalanches neste país maioritariamente alpino, segundo um balanço atualizado.
"O perigo de avalanches continua a ser monitorizado em todas os maciços montanhosos nos próximos dias e será em grande parte classificado como elevado", escreveu a agência meteorológica nacional GeoSphere no seu site.
Cerca de 200 intervenções relacionadas com quedas de neve foram registadas na última semana no país alpino.
Na quinta-feira caiu neve até aos 40 cm na Áustria.
Em Viena, o tráfego aéreo esteve hoje interrompido durante toda a manhã, tendo sido retomado ao meio do dia.
A via periférica exterior da capital (A21) esteve encerrada durante várias horas e "outros troços de autoestrada estiveram temporariamente inacessíveis devido a nevões, camiões imobilizados e visibilidade reduzida", explicou a associação de automobilistas ÖAMTC no seu site.
Cortes de eletricidade também foram registados em várias regiões do sul e do leste da Áustria, incluindo a Estíria, onde 30.000 agregados familiares estão afetados, segundo os operadores locais.
Cerca de 40 mil agregados familiares também foram atingidos na vizinha Eslovénia, que regista igualmente, segundo os meios de comunicação locais, grandes perturbações no nordeste.
